Saiba quando é vantajoso vender seu precatório

É natural que na operação de venda do seu precatório você fique inseguro quanto a estar perdendo dinheiro, e por isso, é preciso entender qual a sua necessidade financeira a curto e longo prazo e analisar a antecipação dos valores frente à outros produtos financeiros disponíveis no mercado. 

Para te ajudar, vamos esclarecer cenários que podem evidenciar vantagens para proceder com a venda. Veja abaixo:

PAGAMENTO À VISTA X ANTECIPAÇÃO E EMPRÉSTIMOS

Se sua necessidade financeira é a curto prazo, antecipar o acesso a percentual de valores a que tem direito demonstra-se vantajoso. Considera-se uma operação financeira mais saudável e responsável do que, por exemplo, recorrer a empréstimos bancários, cheque especial, agiotas, ou qualquer operação financeira que tenha juros obscuros e desproporcionais.

Os juros cobrados no adiantamento de precatório são, na maioria das vezes, menores do que os juros cobrados pelos bancos para empréstimos pessoais, cartão de crédito e cheque especial. Veja na relação abaixo:

 

PAGAMENTO À VISTA x INVESTIMENTO IMEDIATO

Tendo oportunidade de investimento imediato, antecipar o recebimento do seu precatório será vantajoso. Quando falamos em capital líquido para investir, isso significa que o credor vai receber um percentual à vista e conquista a liberdade imediata para criar e aproveitar as oportunidades de investimento no que desejar/precisar.

PAGAMENTO À VISTA x LAPSO TEMPORAL PARA PAGAMENTO

Devido a lentidão da justiça brasileira, mesmo com regramento especifico, pode se passar muito tempo (anos) entre a condenação judicial, execução e a expedição do pedido do precatório. Como agravante, alguns precatórios federais, estaduais e municipais podem ser pagos em parcelas, estendendo ainda mais o tempo de espera pelo recebimento de valores. Desta forma, aguardar pelo pagamento, para a grande maioria das pessoas, é estar consciente do risco de não receber a tempo para desfrutar do valor. Neste passo, vender seu precatório é uma opção para aproveitar as oportunidades e necessidades no hoje.

PAGAMENTO À VISTA x SEGURANÇA JURÍDICA 

Temos presenciado inúmeras situações de atraso no pagamento de precatórios aos seus credores, além de algumas manobras jurídica-política-orçamentária para adiar pagamentos. Há incertezas frente ao judiciário e ao cenário político, causando a ansiedade, perda de expectativa e transtorno ao credor do precatório, que pode estar aguardando para realizar algo ou até mesmo, realmente necessitando do valor-crédito do seu precatório a curto prazo. Depender dessas manobras sempre é desgastante.

PAGAMENTO À VISTA x RISCO BRASIL

Estamos vivendo um momento de incertezas tanto políticas como econômicas. Os governos estaduais e federal tem dado sinais de que estão com as contas públicas fora do controle, gerando uma potencial instabilidade no cenário de pagamentos. O mais preocupante é que por mais que um precatório esteja orçamentado, não há garantia real de que será pago.

Para realizar a venda do seu precatório, basta que você disponibilize seu RG e comprovante de residência, para que possamos fazer a análise do processo de origem e avaliar se é possível e vantajoso para você realizar a antecipação. Temos uma rede qualificada e criteriosa de compradores para a transação do título.

Caso você ainda tenha dúvidas das vantagens e desvantagens da venda do seu precatório, confira nosso material sobre o assunto ou entre em contato para que possamos lhe auxiliar na análise.